Pesquisa

Curtir

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Anatomia de uma placa-mãe – Parte 2 - FORUM PCs


Anatomia de uma placa-mãe – Parte 2
Continuando o noss artigo da semana passada, seguimos descrevendo os principais componentes de uma placa-mãe. Repetirei a figura para uma fácil referência:

Uma placa-mãe típica e seus componentes (os números na figura se referem aos itens que estamos descrevendo)
7-Chip de memória ROM -Neste chip de memória ROM estão armazenados alguns programas importantíssimos para o funcionamento do PC, que são:
– BIOS (Basic Input Output System),
– POST (Power On Self Test)
– SETUP
Uma forma simples de identificar este chip é procurar por uma etiqueta colada em cima dele. Mas, cuidado, nem sempre um chip com etiqueta colada em cima é o chip de memória ROM e nem sempre a etiqueta está presente!
9-Controladora Multi I/O -Este chip é responsável pelo controle de vários dispositivos de I/O-Input/Output (Entrada e Saída). Entre eles: teclado, portas seriais e paralelas, portas PS/2, porta de joystick, etc. Este chip trabalha diretamente ligado ao Southbridge (8).
10-Conector da porta serial -Neste modelo de placa é necessário o uso de uma pequena placa acessória que se encaixa a este conector “extra” para termos acesso à segunda porta serial. O conector da primeira porta serial já vem soldado à placa-mãe. Esta placa acessória consiste apenas do conector serial externo padrão (9 pinos) e de um cabo flexível.
11-Conector da porta de joystick -Como no caso anterior temos que encaixar uma placa acessória para usar a porta para joystick. . Esta placa acessória consiste apenas do conector de joystick externo padrão (15 furos) e de um cabo flexível.
12-Conector para receptor infravermelho -Este modelo de placa permite a utilização de um receptor de infravermelho. Este deve ser encaixado no conector indicado pelo número 12. Normalmente este receptor é um acessório opcional.
13-Conectores do gabinete -É neste conjunto de conectores que nós conectamos os fios que saem dos leds (led do HD, led de energia, etc.) e botões (botão de reset, botão liga/desliga, etc.) existentes no gabinete do micro.
14-Conector para dispositivos SMBus -Com o SMBus ou barramento para gerenciamento do sistema, um dispositivo pode informar informações de quem é o fabricante, modelo, informações relacionadas a energia, etc. Através do SMbus uma placa-mãe pode gerenciar informações de temperatura, rotação de ventoinhas e também das tensões de alimentação (energia). Este é um conector para dispositivos externos compatíveis com o padrão SMBus, normalmente No-breaks e outros dipositivos relacionados a proteção elétrica.
15-Conector para portas USB -Conector para encaixe de uma placa acessória que permite aumentar o número de portas USB da placa-mãe.
16-Chip de monitoramento do hardware -Este chip é responsável pelo monitoramento das tensões, rotação da ventoinha, temperatura de componentes, etc. Ele é bastante comum nas placas-mãe mais modernas, principalmente nas de maior qualidade.
17-Conectores Serial ATA -Estes são os conectores para os cabos que serão usados para controlar os dispositivos de armazenamento no padrão Serial ATA, também chamado de SATA. Este padrão é relativamente novo, por isso nem todas as placas-mãe tem este tipo de conector. Este modelo de placa-mãe usado com exemplo possui um chip adicional responsável pelo controle dos dispositivos SATA (18).
18-Chip controlador Serial ATA (SATA) -Como dissemos no item anterior, este é o chip responsável pelo controle dos dispositivos serial ATA. Nesta placa, o chip permite o controle de dois dispositivos SATA, e como no padrão SATA cada dispositivo tem um cabo “exclusivo”, precisamos de dois conectores SATA para dois dispositivos.
19-LED indicador de alimentação da placa-mãe -Muitos fabricantes colocam um led na mesma para indicar que a placa está recebendo alimentação da fonte. É importante lembrar que no caso do padrão ATX, mesmo com o micro aparentemente “desligado”, a fonte de alimentação continua fornecendo energia para a placa-mãe. É por isso que devemos sempre desconectar o cabo de alimentação do micro quando formos executar qualquer procedimento de montagem/desmontagem no mesmo.
20-Slots PCI -Os slots PCI (Peripheral Component Interconnect) são usados para o encaixe de placas de expansão no micro. Eles forma criados para substituir os antigos slots padrão ISA e VLB. Provavelmente os atuais slots PCI serão substituídos pelo novo padrão PCI Express.
21-Conector de áudio para modem -Além de seu pequeno alto-falante, alguns modens possuem uma saída de áudio que pode ser ligada à placa de som. Este conector (21) permite a ligação desta saída de áudio à placa de som embutida deste modelo de placa-mãe. Esta conexão é especialmente importante no casos de modens “voice” que podem funcionar como secretária eletrônica, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Imagens de solução